terça-feira, 27 de agosto de 2019

Diário de Campanha Império de Jade: Episódio 10 - Sasori'ken



Fala galera! Como vão? Dia de mais um diário de Império de Jade aqui. Finalmente completamos outro arco da campanha, com acontecimentos bem tensos que vocês vão acompanhar. A maneira que vou lidar com a campanha no futuro tem mudado de acordo com as sessões que vão passando, acho que isso é normal, RPG é sobre improviso no final das contas.

Dessa vez não tenho tanto material novo para vocês, infelizmente. A novidade que tenho pra contar é que vai rolar um evento geek em Itaperuna - RJ e eu vou levar uma mesa de IdJ. Se tiver algum leitor pela região pode aparecer! Agora vamos a leitura.

Página da Campanha no Obsidian Portal

O Sentai:



Nariz - Wujiko, Henge Ninja 5 Sórdida: Uma ninja deixada para trás pelo seu clã, viveu em Arton até concluir sua missão. Agora é hora de voltar para o Império de Jade e descobrir sua nova missão.

Herbert - Kazuzo Acata, Hânio Shinkah 7 Honesto: suas história é um mistério.

Yuri - Kojiro Mishima, Ryuujin Samurai 8 Digníssimo: Membro de uma família de renome que descobriu atitudes desonradas do pai. Escolheu andar pelo mundo a serviço de pessoas honradas para limpar o nome da família e pretende retornar quando puder comandá-la.

Andrezza - Neko, Henge Yakuza 6, Honesta: Uma henge viajante com a aparência de um gato selvagem conhecido como Leopardo de Tamu-ra. Um dia descobriu uma capacidade estranha de tomar a forma humana, que usa eventualmente, mas sempre prefere se manter em forma felina.

Aliados

Yuri - Shotoku Thaisi - Shugenja (Aliada Destruidora): Uma Shugenja recém formada que já conhecia Kojiro e alguns antigos membros de seu Sentai, optou por ajudar na missão daquele que acredita ser o homem mais honrado de Tamu-ra.

Episódios Anteriores:
Episódio 1 - Os Desígnos da Honra 
Episódio 2 - A Ruína Bakemono
Episódio 3 - Os Aventureiros sem alma
Episódio 4 - Desventuras pelo interior de Tamu-ra
Episódio 5 - As estrelas levam à Ryuu'ken
Episódio 6 - Dare ga motto naku? (Quem chora mais?)
Episódio 7 - Olho por olho, dedo por dedo.
Episódio 8 - A Fortaleza Flutuante dos Wako
Episódio 9 - Os Túneis Nezumi


Ikimashou!

Os Guardiões da Sasori'ken

minha inspiração foi um museu

Não foi a primeira e nem será a última batalha difícil que o sentai enfrenta, mas com certeza essa deixou marcas. Do mausoléu marcado por carcaças e corpos, antigos alvos abatidos por Kreeka, despencaram duas dúzias de guerreiros empalhados e esqueléticos; ossadas de wyvern, ogro e ursos; um gigante, uma hidra e um grifo empalhados.

No geral, os encantamentos ancestrais nas armas de Kojiro e a manipulação de espíritos do Kazuzo davam cabo dos mortos-vivos, a surpresa mesmo foram os monstros empalhados, construtos de estofado e couro seco.

Wujiko e Neko faziam o que podiam, mas os monstros cercaram o sentai rapidamente no coreto que ficava o corpo da antiga caçadora. A maneira de vencer, foi aguentar. Jutsus viraram a principal forma de lidar com perigos usada pelo sentai, técnicas de ataques encantados, manipulação de fogo, espíritos e cura.

Quando a resistência durou o suficiente, a parede foi desaparecendo revelando um corredor onde havia um antigo cofre, lar da sasori'ken. Eles fugiram sem pensar duas vezes, a desonra temporária era melhor que a morte.

A parede ressurgiu assim que entraram, antes de descerem a escadaria resolveram descansar e meditar. Quando já estavam devidamente descansados, desceram as escadarias, chegando a uma sala cujas pilastras tinham o formato de grandes Shinobis. No centro de tudo, uma figura de um gigantesco escorpião com seis olhos, na ponta de seu ferrão estava a Katana. Wujiko pegou a arma, a desonra era como mergulha numa piscina fria. Uma armadilha ativou e colocou alguns nakama para dormir, uma última forma de defesa vencida.

O grupo deixou o lugar, estavam preocupados, tinham um artefato em mãos e poder demais. Os montros do lado de fora estavam derrotados, um grupo de ninjas aguardava o sentai e exigiu que a ninja disfarçada como nakama entregasse o item, ela recusou. Um combate rápido se iniciou, Kojiro usou seus ataques para limpar a desonra. O poder da sasori'ken nas mãos de wujiko eram impressionantes, os inimigos quiserem fugir e usaram fumaça para se mandar.

Os heróis perceberam um detalhe na hora da fuga, havia pelo menos o triplo de ninjas na sala do que haviam visto, estavam escondidos com jutsus.

Comentários:
  •  Coloquei alguns mortos-vivos e outros construtos para gerar variedade no combate, o que já seria difícil aumentou muito. Como os jogadores já estavam preparados para lutar contra os desmortos a parada ficou bem louca, mas achei um desafio justo que não tinha a intenção de ser um combate até a morte, mas um teste de resistência.
  • Mas, pra ser justo, se tivessem matados todos eu colocaria um bônus de XP porque seria um objetivo bem tenso.
  • Poucas vezes jogadores meus puderam usar artefatos em campanha, achei muito foda ver o uso do item misturado com os jutsus, sei que o Nariz curtiu também.

De volta aos Domínios Nezumi


trilha sonora da cena
A cidade do povo-rato estava agitada, o submundo se movia. Durante a viagem tranquila até demais de volta o sentai se preocupou com os ninja que fugiram, eles já deviam ter espalhado a palavra sobre a posse do artefato e era difícil não se manter ansioso com o próximo passo.

Por isso, todos conversaram com os seus nakama e decidiram por falar com o líder da cidade nezumi, Shar rorr pin . Não que o político tinha alguma coisa para ajudar o sentai além de informações, era difícil para a especialista na área Neko conseguir contatos na cidade, então toda ajuda era bem-vinda.

Vários ninjas foram avistados pela cidade, então coube ao grupo se unir após o encontro com o líder nezumi e montar um plano. Depois de muita conversa e discussões, optaram por usar habilidades da Wujiko para transformar sua ninja-to comum numa cópia da sasori'ken, o artefato ficou com aparência de uma espada comum e escondido na roupa da ninja. Enquanto faziam as compras típicas para a viagem também compraram um imenso baú antes de ir para o barco, já esperavam que ele estaria sendo vigiado. Foram prontos com o embuste enquanto uma chuva começava a cair na cidade.

Todo o cais estava vazio, a chuva já afastaria alguns, mas não todos. Aquilo era estranho.

Nenhuma alma viva no navio, nada no convés exterior e no interior, mas havia um barulho no fundo. No canto mais escuro do navio, todos os marujos pareciam unidos como se todos fossem siameses com um único tumor inchado juntando os seus corpos. Parecia que estavam todos grávidos, e estavam, eles tiveram o seu bebê: Akumushi, demônios da tormenta!

Comentários: 
  • foi bem legal deixar os jogadores bolarem o plano deles como num filme de assalto, eles tiveram ótimas ideias que ajudam bastante na missão, mas certos encontros não seriam evitados se fossem no navio, como é o caso.
  • Eu costumo narrar tudo que é muito mal ou corrupto com elementos de terror, acredito que da um tom sério pra um jogo mais divertido entre os amigos, é pra ver que a porra ficou séria mesmo.
  • a ideia de corpos cuspindo lefeu não é exatamente cannon do cenário, mas eu já usei em várias aventuras minhas com grupos diferentes, então é basicamente oficial pras minhas mesas.

Ataque!

Ninjas inimigos
Os monstros akumushi que surgiram e mataram os servos do sentai eram monstros ferozes de três braços, a mente não conseguia processar a imagem, mas pareciam insetos. Todo o ambiente parecia cheio de partículas pequenas e fumaça avermelhada, os olhos lacrimejavam de ver a verdade, o corpo tremia, as vias aéreas falhavam.

Do lado de fora, dois shinobi embebedaram o navio com óleo e começaram a incendiar aquele junco que serviu ao sentai.Todo o ambiente começou a ferver, Neko e Kojiro tiveram que segurar o tranco pelo grupo, o samurai era abençoado pelo poder da honra, a yakuza não tinha algo para protege-la e quase pereceu. O grupo mudou de estratégia para deixar o navio e lutar num lugar menos perigoso. Todos saltaram pela mesma janela do convés intermediário, um Yokai servo de Kazuzo abrindo caminho.

Caíram no mar, aqueles menos honrados começaram a se esgueirar para pegar dois ninjas no cais, mas não contavam com os outros escondidos! O bau com a sasori'ken falsa estava com Wujiko, que mantinha o blefe para enganar os inimigos. A chuva não dava conta do fogo, o navio ia se desfazendo enquanto os Akumushi caminhavam pelo fogo como se o mesmo não existisse.

Para surpresa do sentai, os akumushi estavam sendo controlados por aliados dos ninja! Dois humanoides se aproximando, um era um espadachin de armadura de akamono, o outro um Kaijin robusto de tão musculoso.

O sentai também tinha reforços, uma tropa de cavalaria surgiu atacando as forças inimigas e o Jiang Shi previamente enfrentado por Wujiko e Neko se juntou a batalha. Neko soltou um:

- Nani!???

Uma henge coelha de armadura se juntou ao combate, era uma guarda-costas do imperador. A luta ainda assim não era fácil e durou muito, Wujiko acabou perecendo para salvar seus nakama e manter o artefato seguro. A batalha terminou ali, o que aconteceria a partir de agora? Respostas nos próximos capítulos.

Comentários:
  • tivemos uma sessão basicamente só pro combate acima, foi extremamente tenso pros jogadores. Os NPCs ajudando já eram planejados, não costumo improvisar essas coisas pra salvar os PJs. 
  • Nariz realmente não tem sorte, dei uma opção dele trocar de personagem já que a Wujiko morreu, ele também pode acabar virando um jiang shi ou ter a alma colocada no corpo do Aoi que estava no navio ainda.
  • A Andrezza realmente soltou um "O QUÊ!?" na hora que foi maravilhoso, eu ri demais. Tive que colocar na cena acima.
  • Tivemos um hiato de alguns dias que nariz narrou uma mesa, vou aproveitar algumas coisas pra minha campanha, os personagens que usamos podem aparecer como NPCs ou virar parte do grupo, já que estou planejando deixar o modelo de hexcrawl e exploração para trás e fazer algo mais modular, os jogadores nunca animaram tanto explorando mesmo.
Akumushi

OFF: BSGEEK


Esse é um pequeno relato da aventura que narrei no evento BSGEEK que rolou em Itaperuna- RJ. Narrei duas mesas de Império de Jade para desconhecidos, os jogadores são muito maneiros e já temos até um grupo de whats app, estou tentando ajudar eles a começar uma mesa na região. Um deles curtiu tanto que comprou o sistema na hora, bom que meu amigo que estava vendendo fez um desconto massa pra quem jogou as mesas do evento (eram muitas).

A aventura simples tinha o objetivo de juntar tudo aquilo que marca o IdJ como um sistema, por isso fiz uma ficha de cada classe (muitas não foram usadas), todas com jutsus. Também rolava a questão da honra na aventura, diferente da minha mesa que vejo a honra no final da sessão, fui vendo ao longo do jogo e avisando os jogadores. Deu uma dinâmica legal, querer trocar menos poder por alguma outra vantagem.

Na primeira mesa o grupo interagiu com goblins, mesmo perdendo honra, conseguindo ajuda para chegar ao vilarejo Inuyama e auxilio nas batalhas vindouras. O outro grupo só tinha iniciantes, foi engraçado ver eles atacando os goblins com tudo de primeira. Fiz então um desafio de perícias envolvendo ideias dos jogadores em relação a como se aproximar do vilarejo, teve momentos bem legais como a shinkan conversando com espíritos da floresta e a galera pensando em atacar a noite e cercando as saídas da cidade para afunilar os inimigos.

Todos foram bem-sucedidos no desafio, evitando combates contra Gakis. Rolou então uma batalha contra um oni com um saquê fervente, basicamente ele bebia e cuspia fogo! Os dois grupos recolheram a pinga e usaram no combate futuro, contra o Nue, monstro quimera meio tigre, macaco e serpente que controla eletricidade.

Foi uma ótima experiência conhecer a galera e mestrar, estou animado pro próximo evento que vai ter na minha cidade lá por outubro. Se ficou curioso, pode baixar a aventura no final do post!

Extras

Fichas


Lobo ND 1
Animal 2, Médio
Iniciativa +3
Percepção: Percepção +16, faro, visão na penumbra
Classe de Armadura: 15
Pontos de Vida: 14
Resistências: Fort +5, Ref +5, Von +2
Deslocamento: 15 m
Ataques Corpo-a-corpo: mordida +3 (1d6+2)
Habilidades: For 15, Des 15, Con 15, Int 2, Sab 12, Car 6
Derrubar: derrubar como ação livre (bônus +3)


Nue ND 7
Monstro 9, Grande (comprido), Desonrado
Iniciativa +11
Percepção: Percepção +20, visão no escuro
Classe de Armadura: 22
Pontos de Vida: 94
Pontos de Magia: 20
Resistências: Fort +9, Ref +7, Von +6, vulnerabilidade a eletricidade.
Deslocamento: 12 m, voo 12 m
Ataques Corpo-a-corpo: Mordida +13 (1d8+5, 18-20) ou Mordida +13 (1d8+5, 18-20) e Mordida +13 (1d8+5 mais veneno) mais duas garras +13 (1d6+5).
Habilidades: For 20, Des 14, Con 18, Int 12, Sab 13, Car 13, Hon 6
Perícias: Furtividade +16
Veneno: Fortitude CD 18 para evitar 1d12 de dano mais 1d12 na rodada seguinte. Cumulativo.
Jutsus (M): Básicos (CD 15) – Toque Debilitante (For), Esfera Elétrica (Int); Moderados (CD 18) – Kiai Atordoante (For), Relâmpago Divino (int).
Tesouro: padrão.

Fotos

mapa do porto
Foto com a galera de uma das mesas do evento
Agora sim terminamos o primeiro arco da campanha, vamos dar uma pausa jogando uns one shots com outras pessoas narrando e logo voltamos, queridos leitores. Fiquem ligados em!

Além disso, o que acham de narrar em eventos? Já tiveram essa experiência?



Abraços ou beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer forma de agressão, ofensas, desrespeito, discussões, preconceito racial, sexual, religioso ou ético, será banido. Somos jogadores de RPG, e não de futebol... E se você é Troll eu sou Elfo (Away)