terça-feira, 24 de março de 2020

Diário de Campanha Império de Jade: S02E01 - Resgate em Kiri'Kizu



E ai, beleza? Como vai esse período de pandemia global na cidade de vocês? Lembrem-se de não sair, faça sua parte para que isso tudo passe muito rápido. Bem, enquanto isso, voltei a narrar a minha mesa de Império de Jade e logo logo devemos começar a jogar pelo discord (até agora as mesas acontecerem antes dessa loucura toda), qualquer atualização vocês vão saber.

Como uma grande novidade, três amigos meus entraram na mesa com novos personagens. Como nossa mesa já está avançada, fazer a ficha foi um processo demorado, tenho começado tudo num ritmo mais lento e depois devo começar a colocar as coisas tensas na mesa. Vamos volta para Tamu-ra!


O Sentai:

Herbert - Kazuzo Acata, Hânio Shinkah 13 Desonrado: suas história é um mistério.

Yuri - Kojiro Mishima, Ryuujin Samurai 13 Honrado: Membro de uma família de renome que descobriu atitudes desonradas do pai. Escolheu andar pelo mundo a serviço de pessoas honradas para limpar o nome da família e pretende retornar quando puder comandá-la.

Andrezza - Neko, Henge Yakuza 8/Kensei 4, Desonrada: Uma henge viajante com a aparência de um gato selvagem conhecido como Leopardo de Tamu-ra. Um dia descobriu uma capacidade estranha de tomar a forma humana, que usa eventualmente, mas sempre prefere se manter em forma felina.

Leo - Kabuto, Kaijin Onimusha 10, Sórdido: Um tamuraniano nascido como uma demônio, uma marca da Oni'ame. Cresceu aprendendo a caçar lefeu em Arton e foi lá onde conheceu Mimi. Juntos retornaram para Tamu-ra e agora o Onimusha busca se tornar honrado como seus ancestrais.


Livia - Mimi, Nezumi Bushi 10, Sórdida: Nezumi fora da lei que viveu em Arton como mercenária e bandoleira. Retornou para Tamu-ra em busca de se reconectar com seus ancestrais, ajudar seu povo a crescer e a fugir das autoridades.


Lucas - Saru, Vanara Shinkan 10, Sórdido: Um Shinkan sabido e pesquisador cujas habilidades geralmente o associam a criaturas desonradas, o que assusta o Tamuraniano médio. O macaco não liga, acha que todo recurso útil deve ser usado para lidar com yokai.

Aliados

Yuri - Shotoku Thaisi - Shugenja (Aliada Destruidora): Uma Shugenja recém formada que já conhecia Kojiro e alguns antigos membros de seu Sentai, optou por ajudar na missão daquele que acredita ser o homem mais honrado de Tamu-ra.

Yuri - Nina - Médica (Aliada curandeira): Médica e curandeira dedicada a família Mishima, vinda de Arton. Portadora de más notícias que agora viaja com Kojiro para manter a herança do clã viva.

Andrezza - Tori, apelido Gohan - Yakuza (Aliado conselheiro): Yakuza em treinamento colocado a serviço de Neko para auxilia-la nas várias viagens pelo continente.

Primeira Temporada
Episódio 1 - Os Desígnos da Honra 
Episódio 2 - A Ruína Bakemono
Episódio 3 - Os Aventureiros sem alma
Episódio 4 - Desventuras pelo interior de Tamu-ra
Episódio 5 - As estrelas levam à Ryuu'ken
Episódio 6 - Dare ga motto naku? (Quem chora mais?)
Episódio 7 - Olho por olho, dedo por dedo.
Episódio 8 - A Fortaleza Flutuante dos Wako
Episódio 9 - Os Túneis Nezumi
Episódio 10 - Sasori'ken  
Episódio 11 - A Taverna entremundos 
Episódio 12 - O Monastério Wu-li



Ikimashou!

O Sentai Inexperiente


Estamos em Kiri'Kizu, a ferida profunda. Onde a antiga capital de Tamu-ra, Yamadori, existia e onde o coração pulsante de corrupção rubra da tormenta foi destruído. Entre o cemitério de deuses e demônios, um sentai com pouca experiência se via num combate terrível contra hostes de Akumushi avançando.

Formados por Bushi, Onimusha, Ninja, Samurai, Shikan e Wu-jen, o sentai tinha um objetivo ali. Enviar um pedido de socorro através de um cavalo-mecânica bariki que possuíam. Antes de serem derrotados pelos Akumushi e pela imensa nuvem viva que os seguia e cercava aquele resquício de quarteirão da cidade de outrora.

Ainda em início de carreira, focaram na meta de colocar o bariki com a mensagem para correr, enquanto os Kanatur se aproximavam com os seus três braços e destroçavam todos. Mesmo com poderes e jutsus, aquela batalha estaria fada ao fracasso.

Comentários:
  • Essa cena rapidinha foi uma ideia que eu tive para dar um "tutorial" pra galera que entrou na mesa. Temos 3 jogadores novos: Livia, Leo e Lucas. Nariz saiu, mas deve aparecer aqui porque vamos jogar um tempo on-line por causa do corona virus.
  • Cada jogador pôde pegar uma ficha de nível 3 de suas classes para lembrar como joga ou aprender. São fichas que usei em eventos, algumas ficaram com os jogadores, por isso a Andrezza jogou com uma ninja e o Herbert com Wu-jen (até porque o Lucas iria testar sua classe como também é Shinkan).
  • Coloquei um objetivo secundário e já introduzi um dos problemas da aventura de cara, essa nuvem vai reaparecer mais pra frente. Tenho escrito as aventuras de uma vez com cenas abertas pra improvisar e ir me adaptando as táticas e ideias dos jogadores. Acho que tem ido bem.

Dio e o Imperador


Retornando aonde deixamos o sentai formado por Roku, Neko, Kazuzo e Kojiro. Eles entraram num imenso salão onde o Imperador Tekametsu recebia um yokai poderoso: Dio, o Rakshasa. Duas dezenas de Shugenja observavam a cena, preparados para qualquer problema, enquanto Kanemi observava tudo. Foi estranho ver aquela cena.

O Imperador recebeu como presente a Flauta das Eras e as informações sobre os Akumushi atacando seus vilarejos na ainda nova Tamu-ra. Para lidar com os monstros, Tekametsu chamou Dio e fez um acordo. Como os lefeu enxergam presente, passado e futuro ao mesmo tempo, precisaria de um aliado que dominasse o tempo.

Depois de terminar seu assunto, Dio deixou o lugar. Deu uma piscadela para Neko e ao passar por Kojiro brincou: "Estranho, achava que você era mais honrado". O samurai se apertou mais no chão em saudação para pedir desculpas ao Imperador.

O sentai tinha concluído sua última missão, mas o custo foi alto. Estavam todos amaldiçoados, com um contrato com um Akuma e também perderam a pouca honra que tinham. Kojiro foi quem mais sofreu, já que de um dos mais honrados de Tamu-ra desceu para o nível de um Samurai comum.

Dada a natureza da situação, Tekametsu não contratou o sentai para um novo trabalho por já ter perdido a sua honra pelo acordo com Dio. Por isso, pediu o sentai para esperar por um contato dele e de Kanemi. O contato demorou 5 meses até acontecer.

Comentários:
  • A cena com o Tekametsu foi uma ideia para partir para esse novo capítulo da campanha. Dio apareceu logo de cara e o status como desonrados mudou o status quo do grupo, essa era a ideia.
  • Foi uma cena divertida, como já jogamos um ano com os personagens, alguns trejeitos e manias foram virando cenas zoadas, como o Yuri interpretando o personagem extremamente desapontado consigo mesmo.
  • Como ando assistindo uns animes e gosto de estudar cinema como hobbie, resolvi listar algumas coisas típicas de Shonen para poder montar as minhas aventuras. Coisas sérias e superação misturadas com cenas de humor são algumas das opções. 

A Peça Kabuki


Um sentai formado por um Kaijin chamado Kabuto, uma Nezumi chamada Mimi e um Vanara chamado Sarô assistia a uma peça de teatro kabuki na capital do império. Eles estavam ali disfarçados, uma ninja estava assassinando artistas com a ajuda de um grupo de mashins. Tudo indicava que ocorreria um ataque na peça, então eles começaram a investigar e se preparar.

A peça contava a história do amor proibido entre um hânyo e um Ryuujin. Os dois amantes faziam parte de um sentai e juntos experimentaram várias provações. Toda a peça tinha expressões exageradas com maquiagem branca e vermelha para nobres e azuis para shimin. Jutsus era representados com efeitos pirotécnicos e fogos de artifício. Todos os atores eram homens, até das personagens femininas. Tudo terminou num grande show de flauta, representando a mágica flauta das eras. Foi aí que o ninja atacou!

O ninja saltou com vários mashins estranhos, Mimi e Kabuto juntos bloquearam o ataque mortal, o público e os artistas fugiram. O assassino jogou uma bomba de fumaça no chão e desapareceu, seus nakama mashin para trás. Foi aí que Sarô percebeu, não eram mashins, eram marionetes controlados por jutsu a distância!

Não foi uma batalha difícil para o grupo experiente. Eles receberiam a recompensa do Clã Daito, dinheiro e uma garrafa de saquê mágica que nunca acaba. O mistério do ninja seria resolvido em outro momento.

Comentários:
  •  Para quem não percebeu, a peça de Kabuki contava a história da campanha antiga, mas focada na relação de fanfic entre o Yuri e o Herbert. O Herbert engatou interpretando a peça me ajudando, foi engraçado hahah
  • O inimigo foi inspirado em naruto e no blog Dragão de Jade
  • Essa cena foi uma maneira da galera testar os personagens, fizeram um desafio de perícia e um combate simples. Bem de boa pra aquecer a rolagem de dados.

Reunião

Quando o Bariki chegou ao clã Daito, sua Daimyo se viu num momento de desespero. Não tinha servos tão poderosos e heroicos e então pediu ajuda ao Imperador, que logo tratou de colocar Kanemi como a responsável por chamar os heróis que precisavam. Dessa maneira, tanto o sentai formado por Kojiro, Kazuzo e Neko, quanto aquele formado por Mimi, Kabuto e Sarô foram reunidos.

O encontro ocorreu num Izakaya típico comandado pro Lua de Prata, um Mashin velho e com problemas para andar e falar. Kojiro não se sentiu confortável num grupo formado por tantos desonrados, mas o momentos exigia pressa.

Os desaparecidos avisaram que uma nuvem Akumushi cercou um dos bairros em pedaços da antiga capital em Kiri'kizu, isso acabou dando um golpe firme na sociedade, visto que além de tesouros serem perdidos um sentai capaz também estava em perigo. Neko pediu a recompensa para aceitar a missão, enquanto os outros interagiam. Mimi e Kabuto tinham uma relação de companheirismo que os unia, o kaijin tentava se aproximar de Kojiro falando que pretendia ser honrado também. Já Kazuzo e Sarô tinham uma certa rivalidade, eram dois shinkans com focos diferentes no que estudam e, principalmente, com que tipo de espírito costumam dialogar.

O contrato foi selado. Começaram a se preparar para a viagem, Neko aproveitou pra negociar uns itens que havia recolhido desde suas últimas missões e aventuras e trocou pelo ouro dos seus novos nakama. Todos conseguiram cavalos e se prepararam, a viagem deveria demorar um mês. Kazuzo, como sempre, manteve seus poderes em segredo até o último momento, quando ele fez todos cavalgarem para dentro de uma árvore larga que os teletransportou para a imensidão árida e morta da ferida profunda.

Comentários:
  • Bem, jogadores unidos agora, hora de colocar eles para trabalhar.
  • Essa primeira missão teve muitos encontros com combates simples ou até possibilidade de lidar com tudo sem batalha, acho que está funcionando bem.
  • Como estamos voltando ao ritmo, ta rolando muito off, o Yuri chegou a reclamar. Mas estamos ainda pegando o ritmo e ainda veio esse corona virus pra deixar todo mundo mais perdido ainda. 
  • Como a Andrezza gosta, vou usar as regras de negócios do Valkaria cidade sob a deusa para ela lidar com seu dinheiro e expandir suas capacidades comoYakuza. Aliás, estou jogando Yakuza 0, deve servir de inspiração.

A Nuvem Akumushi


Chegando em kiri'kizu, os jovens nakama se deram de cara com um lugar além do que imaginavam. Todos eles eram experientes o suficiente para já terem enfrentado Akumushi, mas ver aquele lugar cinza marcado por restos de corpos de monstros e deuses entre os destroços da antiga capital era ao mesmo tempo nostálgico e tenebroso. Cavalgaram pelas ruas vazias, lar de minúsculos yokais e outros maiores e mais poderosos, todos evitando aquele sentai poderoso.

Não tardou até encontrarem o que buscavam: um antigo bairro da capital cercado por uma gigantesca nuvem vermelha. Cheia de insetos-demoníacos que iam do tamanho de uma formiga ao de um besouro. Sarô invocou um monstro servo e ver a criatura atravessar a névoa, rapidamente percebeu como ela era ferida e ficou em choque. Era o primeiro desafio do sentai.

Enquanto todos pensavam, Kazuzo e Sarô meditavam. Algumas investigações foram feitas, era muito dano para barrar e um veneno que enfraquecia rapidamente o corpo, coisa pesada. Espíritos foram contatados e habilidades de voo como a de Kabuto foram usadas para mapear. Havia um buraco no topo do enxame, mas carregar todos até lá poderia ser custoso e cansativo. Mimi veio então com várias ideias que os nakama comentaram, indo desde dar vida as carcaças ao redor para atravessar, a montar uma armadura para reduzir os danos, etc.

Depois da meditação, a ideia de Kazuzo foi a mesma que Neko havia dado desde o início, mas o Shinkan demorou a acatar por saber que iria cansa-lo. Eram 10 pessoas no sentai, um número bem grande. A solução simples atravessou a névoa, conseguiram chegar num dos lugares onde estava tudo livre. Respiraram aliviados por um momento, pois logo depois viram um imenso Akumushi centauro de quatro braços terminando em pinças lutando contra Onis. Uma batalha começou.

O monstro se chama Hurobakk, um akumushi forte, mas não forte para tantos inimigos. Mimi logo mostrou seus jutsus, uma adepta do chacra do Torso. Logo depois vieram outros, primeiro uma linha de frente formada por combatentes, depois Neko com as flechas e no fundo os Shinkans rivalizando seus domínios de jutsus e de espíritos. Kojiro veio com seus ataques poderosos, mas que não matavam, porém o monstro só era ferido por violência real e não sentiu. Levaram sustos com as resistências da besta, sempre terríveis. Mas saíram vitoriosos.

Os Oni presentes eram fracos pro sentai, estavam meio feridos pelos jutsus e pensaram em correr. Kabuto fez o que considerou mais honrado: voou pra cima dos dois com sua no-dachi e os matou! Depois deu um sorriso nojento e amarelo para seus nakama que queriam conversar (ou interrogar) os yokai. Sarô deu a solução: encantou um corpo e conversou com ele para saber onde iria. A cabeça chegou a ser separada do corpo por outro ataque de Kabuto, mas o feitiço continuou.

Tinham as informações que precisavam, era hora de seguir.

Comentários:
  • A galera demorou para solucionar o problema, mas eu gostei. Foi um problema mais aberto que envolvia criatividade e interpretação, não só no sentido de falar como o personagem, mas no sentido de imaginar como usar suas próprias técnicas para solucionar aquilo.
  • Livia ficou interpretando com um chapéu que fez pra personagem, curti bastante.
  • Mais pro final da sessão, o Yuri reclamou de não ganhar honra pelo monstro da tormenta, mas ele era mais fraco que o grupo, a Andrezza até concordou. Não da pra ganhar honra a todo momento mesmo e ele ta se sentindo fraco por não ter mais a honra na casa dos 30.
  • A ideia de renascer o corpo para falar veio de um exemplo que eu dei do baldur's gate 3, o Lucas curtiu bastante quando viu que conseguia fazer isso.

No Domínio do Daimao Kuppa


Andando pelo bairro abandonado, descobriram marcas estranhas. Um portão com grandes símbolos e torres sendo reconstruídas! Pensando bem, os Onis que mataram tinham carapaças nas costas semelhantes ao emblema encontrado nas portas. Já sabiam que o antigo território que buscavam ficava no final daquele caminho, porém ao andarem perceberam que o lugar tinha mais forças do que contavam.

De um lado um grande poço, como o de uma mina, do outro alguns prédios sendo reconstruídos por Yokais. Até mesmo prédios e pagodes de imponência, algo estranho acontecia naquele lugar isolado. Neko usou jutsus e avançou com Gohan pelos telhados, enquanto o grupo se curava e pensava por onde seguir. Não demorou a encontrar o objetivo, mas logo teve voltar, pois viu uma comitiva com 100 Onis armados carregando um palanquim colossal com o telhado no formato de casco de tartaruga.

Retornou a tempo de avisar e preparar os aliados, encantaram um globo de escuridão mágica ao seu redor, vendo o palanquim de cores vibrantes se aproximando. Alguns Onis rufaram tambores e começou a negociação no impasse. O sentai era forte e numeroso, mas uma batalha suicida não fazia parte de seus desejos, acabaram negociando com os onis e seu líder, chamado de Daimao Kuppa. Kojiro foi levado com as armas amarradas no meio da comitiva de yokais, enquanto um ministro do Daimao foi andando com o globo de escuridão do sentai. Eles pensaram em atacar, mas uma batalha seria ouvida e colocaria tudo a perder.

Falaram de sua missão para o Daimao Kuppa em meio ao pátio de seu imponente castelo em construção. Ele disse que poderiam ir até o antigo casarão dos Daito, seus Oni consideram o lugar amaldiçoado e não costumam entrar, ele deixariam resolverem suas pendências e irem embora se solucionassem o problema do lugar. Dito e feito, rumaram para o lugar.

O sentai estava ficando bom em negociar com yokai. O que não deixava o Kojiro satisfeito.

Comentários:
  • Essa exploração foi rápida, mas foi divertida. Colocar outro impasse permitiu que o roleplay fluisse, acho que fica mais fácil pra galera nova assim, já que estão começando num nível alto e pegando um bonde lotado andando.
  • O Yuri ficou reclamando de perder honra por aceitar o acordo com o Daimao Kuppa (que não saiu do palanquim hora nenhuma, por acaso), mas honra é uma mecânica para escolhas difíceis mesmo. Só devo dizer que é chato, não teria outra mesa longa de IdJ para evitar esses estresse porque essa regra já me tirou do sério algumas vezes. 

Escolha Difícil


O antigo casarão Daito estava em ruínas! Parecia que um meteorito tinha caído sobre a casa, desmoronando tudo e deixando o terreno curvado para dentro da própria terra. Só havia um lugar ainda possível de se explorar, um pequeno caminho para o subterrâneo, um abrigo anti-kaiju, muito comum em casas de Dai'zenshi e na antiga Tamu-ra.

Lá dentro, encontraram vários corpos, entre eles estavam o sentai que vieram resgatar. Mas também haviam corpos mortos a mais tempo, pessoas de todas as idades que provavelmente tentaram sobreviver no lugar. Um deles chamava atenção, pois tinha cabelos rosados, um cadaver Ryuujin. As portas abertas pareciam ter sido destroçadas por uma besta e qualquer recurso lá de dentro estava esgotado a décadas. Mais uma vez usaram o truque de reanimar os cadáveres: o Kaijin samurai e o ministro Ryuujin foram escolhidos.

Morrer daquele jeito e alvo dos ataques Akumushi amaldiçoou os espíritos daquelas pessoas. Eles estavam presos entre o plano etéreo e o material, impossibilitados de seguiram para pós vida, morrerem em fim ou renascer. O sentai devia decidir o que fazer naquele caso, os corpos falantes não ajudavam muito, estavam discutindo. Um queria que destruíssem o lugar e seus espíritos, o outro queria que fossem libertos. O problema de libertar era que alguns poderiam se transformar em Yokais malignos ao invés de seguir para a pós vida. Kojiro olhou o impasse e saiu, qualquer opção seria desonrada, escolheu não escolher.

A escolha difícil fez com que o sentai entrasse numa discussão ferrenha, tentaram arranjar maneiras de não desonrar os espíritos, mas não chegavam a conclusões. Kazuzo quieto, queria respeitar Kojiro e não queria trazer honra. Pensou em botar todos para dormir e libertar os espíritos, ele tentou, mas falhou. Todos olharam para o Hânyo que deu uma risada sem graça e acabou se retirando. O sentai optou por tacar fogo no lugar.

Recuperaram o que havia de se recuperar para o clã Daito e provas de sua missão. Agora era hora de voltar a capital com outro jutsu, deixando o mistério do Daimao Kuppa e dos Akumushi de Kiri'kizu para outra hora (ou para outro sentai).

Comentários:
  • Outro impasse aqui, acabou que foi uma sessão de muito roleplay e pensamento. Mas assim, em minha defesa eu preparei possíveis combates, os jogadores só não tiveram tantas atitudes baseadas nisso.
  • Esses escolhas morais tem dado um tom legal a algumas aventuras que tenho feito, realmente fica difícil de distinguir o certo e o errado quando ainda existem regras envolvidas. Como optaram por destruir tudo, não perderam honra ou não houve consequência negativa imediata, mas também fez eles optarem por destruir completamente almas de pessoas que poderiam renascer numa vida melhor. Difícil.

Fichas


Daimão Kuppa - Bowser ND 15
Monstro 22, Grande (Alto), Desonrado
Iniciativa +25
Sentidos: Percepção +29, visão no escuro
CA: 30
PV: 308
PM: 55
Resistências: Fort +19, Ref +13, Von +15, Redução de Dano 10, imunidade a sono, paralisia e fogo.
Deslocamento: 12 m
Ataques Corpo-a-corpo: Mordida +32 (2d6+11, 19-20) ou Mordida +30 (2d6+11, 19-20) e 2 garras +30 (1d8+11, 19-20)
Habilidades: For 33, Des 10, Con 22, Int 12, Sab 19, Car 16, Hon 6
Talentos: Ataque Poderoso, Trespassar aprimorado.
Perícia: Intimidação +36
Mestre de Manobras: Sempre que acerta um ataque de mordida ou garra, pode iniciar uma manobra qualquer como uma ação livre (Bônus +36).
Carapaça: não pode ser flanqueado. Além disso, quando está deitado, rastejando ou sendo atacado na água por adversários em terra, recebe cobertura total (não pode ser atacado).
Baforada (2 PM): Cone de 9 m, dano 12d12 de fogo, CD do teste de reflexos 26 para metade do dano.
Jutsus (M): Jutsus Básicos (Força) – Arma Incendiária, Pisão do Bisonte; Medianos (Força) – Arma Ameaçadora, Dança dos cinco ventos, Golpe Ameaçador; Avançados (Força) – Contra-ataque Relâmpago, Eviscerar; Sublimes (Força) – Punhos de Tikauromu.
Tesouro: Triplo do Padrão

Fotos

Protótipo do chapéu da Mimi que a Lívia fez

Galera Reunida

Desenho do Vanara do Lucas

E ai, o que acharam? Estão jogando como nesse período de corona virus? A Jambô disponibilizou alguns RPGs de graça, como o playtest do T20 e TRPG. Deem uma olhada lá.


Abraços ou beijos

Um comentário:

  1. Simplesmente incrível! Me motivou a tomar de base para uma sessão com meus jogadores.

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